Notícias

  • Centésimo aniversário da transformação das paróquias civis em Freguesias

    No passado dia 22 celebrou-se o centésimo aniversário da transformação das paróquias civis em freguesias. Foi em 1916 que foi promulgada a lei que viria a ser considerada um marco histórico na construção de um Estado Moderno e Democrático. De acordo com as declarações prestadas pelo Presidente da ANAFRE, Pedro Cegonho, "as freguesias assumem, como é natural, a sua herança secular e ancestral nas raízes das ex-paróquias que existiam em todo o país, que tinham competências civis para além daquelas que historicamente estavam cometidas à Igreja". A referida lei defende que a "criação de concelhos e freguesias, [e] mudanças destas para outros concelhos", estabeleceu que "as paróquias civis passam a ter a denominação oficial de freguesias, designando-se por 'Junta da Freguesia' o corpo administrativo até agora denominado junta de paróquia".

Info notícia