A Assembleia de Freguesia de S. Salvador, reunida em sessão ordinária, vem por este meio manifestar o seu profundo pesar pelas vítimas dos incêndios que devastaram o norte e o centro do país no mês…
A Assembleia de Freguesia de S. Salvador, reunida em sessão ordinária, manifesta o seu profundo reconhecimento e apreço pelos Bombeiros Voluntários do Concelho de Ílhavo, em virtude do valoroso trabalho desempenhado durante o recente período…
Venha celebrar este dia especial na nossa Freguesia S.Salvador - Ílhavo! ???? Data: Sábado, 13 de julho Tarde: 14h – 23h _S. Salvador in Fest 3830 | 148 ???? Local: Rua de Alqueidão Preparamos um…
Não se conhece exactamente a origem desta população. Se crê que os primeiros povoadores puderam ser os Gregos. Alguns restos arqueológicos apontam a existência de um povoado romano no território da actual Ílhavo. Na realidade, as primeiras provas da existência da população pertencem a uns documentos data no século XI. No final do século XII, no ano de 1296, o rei D. Dinis lhe outorga seu primeiro Foral, a elevando a categorias de Vila. A situação geográfica de Ílhavo condicionou de forma inevitável a sua história, sua economia esteve sempre ligada ao mar, por isso seus principais sectores económicos são a pesca e a salga, além de uma fértil agricultura. Durante o século XVI inicia-se, em mares longínquos, a pesca do bacalhau, passando a converter-se em um dos mais importantes pilares da riqueza dos ilhavenses. O desenvolvimento experimentado pela população leva a D. Manuel a conceder-lhe um novo Foral no ano de 1514. O aproveitamento da terra através de uma agricultura intensiva e a fundação no ano de 1824 da Fábrica de Porcelanas Vista Alegre, produtora de uma das porcelanas mais prestigiosas do mundo, fazem do século XIX uma época de grande prosperidade. No ano de 1836 eleva-se a categoria de Concelho. Durante o século XX surge com força a construção naval e a indústria do frio. No final do século a pesca sofre uma crise e o emprego se dirige em direcção a indústria e às actividades relacionadas com o comércio marítimo. Hoje em dia o turismo é uma das suas principais fontes de riqueza, graças a suas magníficas praias e seus formosos museus.
Freguesia situada na sede do concelho, localizada num dos braços da Ria de Aveiro, a 14m de altitude. Ao longo dos séculos foi por excelência berço dos marinheiros entregues tanto à navegação mercantil como à pesca. A tradição diz que Ílhavo foi fundada por uma colónia grega, havendo referências a Ílhavo anteriores à nacionalidade, ao tempo de D. Sesnando e D. Fernando Magno. Com 41,68 Km2 de área e cerca de 16.760 mil habitantes (dados de 2001) e com uma densidade de 402,1 hab./Km2. As gentes locais têm vindo a intensificar a sua dedicação às seguintes actividades económicas: indústria, cerâmica, agricultura e pesca. A pesca, segundo se apurou, foi seguramente a razão da fixação populacional. Apesar de hoje o sector atravessa um período difícil, devido às novas regras comerciais impostas pela União Europeia, esta actividade é considerada como a ais característica de Ílhavo. De resto, a gastronomia de Ílhavo não podia deixar de estar ligada ao mar, sendo os pratos principais: Bacalhau de todas as maneiras, Caldeirada de Enguias, Peixe fresco grelhado, Fritada de peixe, Cataplana de Marisco, Arroz de Marisco, Marisco, Arroz Malandro. Incluindo no prato dos Ílhavenses estão o Folar de Vale de Ílhavo, o Pão de Vale de Ílhavo e o Arroz Doce. A arte dos nós marítimos é ainda hoje uma das atracções turísticas. O visitante pode também encontrar o melhor que se faz em artesanato: em cerâmica pintada à mão, trabalhos em barro vermelho e rendas.
Equipa
Mensagem do Presidente
Regulamento de Cobrança de Taxas
Regulamento de Inventário e Cadastro do Património da Freguesia…
Regulamento de Associativismo e Utilização do Património…
Tabela de Utilização de Espaços
Regulamento de preenchimento de IRS
Regulamento Horta Comunitária da Freguesia
Plano de Ação para a vigilância e controlo da Vespa Velutina…
Atualização das taxas da CMI para o ano de 2017
Tarifário para Resíduos Urbanos 2017
Normas de funcionamento e gestão dos cais dos pescadores da…
Análise do tecido empresarial da Freguesia
Ficha de Produto - Herbicida Montana
Regulamento das Condecorações da Freguesia
Regulamento Torneio Futebol 3x3 2017
Edital - Defesa da Floresta Contra Incêndios (Aviso aos Proprietários…
Declaração de Calamidade
Formulário de Candidatura ao Procedimento Concursal
Abertura de Procedimento Concursal
Fichas de identificação Vespa Asiática e ninhos.
Plano de Formação DGAV_Vespa Asiática
EDITAL- Notificação de Aplicação de Medidas Fitossanitárias…
Enquadramento legal para impeza e desobstrução de linhas de…
Na sequência da passagem da Tempestade LESLIE pela Região…
Tabela Geral de Taxas, Licenças, Emolumentos e Serviços Administrativos…
EDITAL Notificação de Aplicação de Medidas Fitossanitárias…
2 de julho de 2020, Despacho nº 22/G/2020 do Diretor Geral…
Despacho nº 25/G/2020 do Diretor Geral de Alimentação e Veterinária…
De forma a planear uma intervenção eficaz para este evento…
PLANO DE CONTINGÊNCIA DA FREGUESIA S. SALVADOR - ÍLHAVO (atualizado)
Plano de Contingência do Mercado de Ílhavo
Plano de Contingência Feira dos 13
Plano de contingência para as recolhas ao abrigo do projeto…
Plano de Contingência Cemitérios Locais
JANEIRO DE 2021 A gestão do recinto do Mercado compete à Freguesia…
Boletim INFO S - Dezembro 2020
Lei n.º 24/98, de 26 de maio, que aprova Estatuto do Direito…