Decorreu ontem a tomada de posse dos novos órgãos autárquicos da Junta de Freguesia de São Salvador para o quadriénio 2017-2021. A cerimónia, que decorreu no salão nobre da autarquia, contou com a presença de mais de uma centena de pessoas. No decorrer desta sessão não foram esquecidas as vítimas dos incêndios que têm vindo a assolar o nosso país nos últimos tempos, tendo-lhes sido prestado um minuto de silêncio em sua memória, a pedido do recém eleito Presidente da Junta de Freguesia, João Campolargo. A sessão foi aberta pela Presidente da Assembleia de Freguesia cessante, Domingas Loureiro, que deu posse à nova Assembleia, encerrando assim um capítulo de quatro anos de trabalho baseado na democracia, afirmando que “todas as divergências partidárias contribuíram para a convergência de soluções, o que enriqueceu toda a atividade da Assembleia cessante e que, como todos sabemos, contribuiu para o bem-estar de todos os fregueses” solicitando aos autarcas recém eleitos que honrem o trabalho até aqui realizado. João Campolargo, reeleito Presidente da Junta de Freguesia de São Salvador, iniciou a sua intervenção citando Abraham Lincoln: “nenhum homem é bom o bastante para governar os outros sem o seu consentimento”, afirmando que, no passado dia 1 de outubro parte muito significativa da população o encheu de alegria e entusiasmo para continuar este projeto que iniciou há 4 anos. Este discurso foi marcado também por um olhar sobre o passado, “num ano em que o poder local já tem 41 Anos, é bom referir que não houve aqui só um presidente, por aqui já passaram muitos e todos eles trabalharam em prol de todos nós, para eles, aos vivos e às famílias dos que já faleceram, quero expressar um agradecimento pelo trabalho efetuado”. “SOMOS DA MESMA TERRA, foi o lema que escolhemos para a nossa campanha e fizemo-lo porque, na verdade, o nosso projeto assenta na vontade de encontrar denominadores comuns, coisas que nos ligam, dar mais força ao que nos une, do que, efetivamente, ao que nos separa. E a terra, esse elemento ancestral - que promove o brotar de novas vidas e que acomoda e aconchega vidas que terminaram - tem essa força mobilizadora que pretendemos imprimir aos 4 anos de governação que hoje iniciamos”. Durante o seu discurso foram dadas pistas sobre aquele que será o trabalho da equipa nos próximos 4 anos, um trabalho que pretende “consolidar o que já foi iniciado (…) continuar a trabalhar na melhoria das nossas estradas e passeios, continuar a investir nos nossos cemitérios, investir na transparência da ação da Junta de Freguesia, ligar mais a ria a todos nós, apoiar todos os projetos assim como dizer presente quando somos chamados à participação na sociedade, em seminários e fóruns de ideias (…) continuar o crescimento das atividades no Mercado Municipal e explorar a versão Multiusos do espaço, dar força para o crescimento do Turismo, dando contributos para recebermos mais visitantes e mais consumidores dos nossos produtos”. Também as parcerias com as IPSS’s, Paróquia de São Salvador, Escuteiros, Associações, GNR e Agrupamento de Escolas não serão esquecidas, sendo que é promessa deste Executivo “continuar atentos às comunidades mais desfavorecidas”, bem como a continuidade das “presidências abertas em todos os lugares da nossa freguesia e queremos Assembleias de Freguesia descentralizadas”. “E volto a referir, da mesma terra são também as associações desportivas, culturais e recreativas que nos enchem de orgulho e que nos valorizam e nos honram com o trabalho e as atividades que, todos os dias, desenvolvem e que visam sempre tornar a vida de cada um e de todos, mais rica, mais fácil e mais saudável. Agradeço a vossa presença hoje aqui, mas agradeço, sobretudo, a colaboração que, tenho a certeza, iremos continuar a estreitar. Saibam que é um prazer imenso e uma grande honra trabalhar com gente com tamanha qualidade e vontade”. A equipa que o acompanhou nos últimos 4 anos também aqui foi relembrada, salientando que “nem tudo foram rosas, mas soubemos retirar os espinhos, às vezes com dor é certo, mas a verdade é que conseguimos, porque se não tivéssemos conseguido, o resultado eleitoral não teria sido tão significativo”. Para finalizar agradeceu à sua equipa que o acompanhará nos próximos 4 anos demonstrando a imensa “alegria que sinto ao ter neste projeto gente tão válida e tantos que, pela primeira vez, se sentiram impelidos a participar na vida política da nossa terra. Contem com a minha lealdade e respeito, mas contem, sobretudo, com muito trabalho. Porque ser da mesma Terra e ter essa consciência é, sobretudo isso: trabalhar e trabalhar em prol da comunidade que é a nossa(…) Vamos ao trabalho. Lá fora há muitas vidas para melhorar e há uma terra para, em conjunto com todos, trabalhar. Conto convosco e saibam que podem sempre contar comigo, afinal, SOMOS DA MESMA TERRA!”.