Decorreu ontem a tomada de posse dos novos órgãos autárquicos da Junta de Freguesia de São Salvador para o quadriénio 2017-2021. A cerimónia, que decorreu no salão nobre da autarquia, contou com a presença de mais de uma centena de pessoas. No decorrer desta sessão não foram esquecidas as vítimas dos incêndios que têm vindo a assolar o nosso país nos últimos tempos, tendo-lhes sido prestado um minuto de silêncio em sua memória, a pedido do recém eleito Presidente da Junta de Freguesia, João Campolargo. A sessão foi aberta pela Presidente da Assembleia de Freguesia cessante, Domingas Loureiro, que deu posse à nova Assembleia, encerrando assim um capítulo de quatro anos de trabalho baseado na democracia, afirmando que “todas as divergências partidárias contribuíram para a convergência de soluções, o que enriqueceu toda a atividade da Assembleia cessante e que, como todos sabemos, contribuiu para o bem-estar de todos os fregueses” solicitando aos autarcas recém eleitos que honrem o trabalho até aqui realizado. João Campolargo, reeleito Presidente da Junta de Freguesia de São Salvador, iniciou a sua intervenção citando Abraham Lincoln: “nenhum homem é bom o bastante para governar os outros sem o seu consentimento”, afirmando que, no passado dia 1 de outubro parte muito significativa da população o encheu de alegria e entusiasmo para continuar este projeto que iniciou há 4 anos. Este discurso foi marcado também por um olhar sobre o passado, “num ano em que o poder local já tem 41 Anos, é bom referir que não houve aqui só um presidente, por aqui já passaram muitos e todos eles trabalharam em prol de todos nós, para eles, aos vivos e às famílias dos que já faleceram, quero expressar um agradecimento pelo trabalho efetuado”. “SOMOS DA MESMA TERRA, foi o lema que escolhemos para a nossa campanha e fizemo-lo porque, na verdade, o nosso projeto assenta na vontade de encontrar denominadores comuns, coisas que nos ligam, dar mais força ao que nos une, do que, efetivamente, ao que nos separa. E a terra, esse elemento ancestral - que promove o brotar de novas vidas e que acomoda e aconchega vidas que terminaram - tem essa força mobilizadora que pretendemos imprimir aos 4 anos de governação que hoje iniciamos”. Durante o seu discurso foram dadas pistas sobre aquele que será o trabalho da equipa nos próximos 4 anos, um trabalho que pretende “consolidar o que já foi iniciado (…) continuar a trabalhar na melhoria das nossas estradas e passeios, continuar a investir nos nossos cemitérios, investir na transparência da ação da Junta de Freguesia, ligar mais a ria a todos nós, apoiar todos os projetos assim como dizer presente quando somos chamados à participação na sociedade, em seminários e fóruns de ideias (…) continuar o crescimento das atividades no Mercado Municipal e explorar a versão Multiusos do espaço, dar força para o crescimento do Turismo, dando contributos para recebermos mais visitantes e mais consumidores dos nossos produtos”. Também as parcerias com as IPSS’s, Paróquia de São Salvador, Escuteiros, Associações, GNR e Agrupamento de Escolas não serão esquecidas, sendo que é promessa deste Executivo “continuar atentos às comunidades mais desfavorecidas”, bem como a continuidade das “presidências abertas em todos os lugares da nossa freguesia e queremos Assembleias de Freguesia descentralizadas”. “E volto a referir, da mesma terra são também as associações desportivas, culturais e recreativas que nos enchem de orgulho e que nos valorizam e nos honram com o trabalho e as atividades que, todos os dias, desenvolvem e que visam sempre tornar a vida de cada um e de todos, mais rica, mais fácil e mais saudável. Agradeço a vossa presença hoje aqui, mas agradeço, sobretudo, a colaboração que, tenho a certeza, iremos continuar a estreitar. Saibam que é um prazer imenso e uma grande honra trabalhar com gente com tamanha qualidade e vontade”. A equipa que o acompanhou nos últimos 4 anos também aqui foi relembrada, salientando que “nem tudo foram rosas, mas soubemos retirar os espinhos, às vezes com dor é certo, mas a verdade é que conseguimos, porque se não tivéssemos conseguido, o resultado eleitoral não teria sido tão significativo”. Para finalizar agradeceu à sua equipa que o acompanhará nos próximos 4 anos demonstrando a imensa “alegria que sinto ao ter neste projeto gente tão válida e tantos que, pela primeira vez, se sentiram impelidos a participar na vida política da nossa terra. Contem com a minha lealdade e respeito, mas contem, sobretudo, com muito trabalho. Porque ser da mesma Terra e ter essa consciência é, sobretudo isso: trabalhar e trabalhar em prol da comunidade que é a nossa(…) Vamos ao trabalho. Lá fora há muitas vidas para melhorar e há uma terra para, em conjunto com todos, trabalhar. Conto convosco e saibam que podem sempre contar comigo, afinal, SOMOS DA MESMA TERRA!”.
Festa Solidária da Botaréu FM 2017, deixa na Freguesia de São Salvador mais de 400kgs de alimentos, que o Executivo da Junta de Freguesia de São Salvador entregou ao CASCI, Património dos Pobres de Ílhavo, Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo e Vicentinos, instituições estas que já são beneficiárias desta festa desde 2014. À semelhança dos anos anteriores, o Baile Solidário da Rádio Botaréu decorreu no Mercado de Ílhavo, no passado dia 14 deste mês, com o apoio da Junta de Freguesia de São Salvador. Nesta noite os Bombeiros Voluntários de Ílhavo tiveram oportunidade de estar presentes no local, com o seu bar, onde as receitas reverteram a seu favor. Ílhavo em festa, São Salvador solidário deverá ser o mote de trabalho para mais quatro anos à frente da autarquia. O líder João Campolargo defendeu a necessidade de "reforçar os apoios para as famílias com menores recursos. Trabalharemos em prol da nossa comunidade, procurando sempre o apoio dos nossos parceiros, permitindo-nos chegar a mais pessoas com melhores recursos", afirmou o autarca que tomará de novo posse no próximo dia 22 de outubro pelas 18h00 no salão nobre da Junta de Freguesia de São Salvador.
O CRIAI estará de volta ao Mercado de Ílhavo no próximo dia 21 de outubro, entre as 09h00 e as 13h00. Durante toda a manhã os habituais vendedores do Mercado estarão acompanhados pelos artesãos do CRIAI e ainda pela Feira Animal que decorrerá na parte de trás do Mercado de Ílhavo. Os amantes dos animais poderão visitar-nos e participar, de forma gratuita, no concurso de obediência para cães, bem como no workshop de primeiros cuidados aos gatos bebés. No local estarão ainda animais para adoção pertencentes ao canil Municipal, bem como de famílias de acolhimento temporário. Caso não possa adotar nenhum animal, poderá também ajudar através da doação de comida e bens essenciais para estes animais que posteriormente serão entregues ao canil Municipal. Também a GNR e os Bombeiros Voluntários de Ílhavo marcarão presença no Mercado de Ílhavo, onde estarão presentes com algumas das suas viaturas e onde aproveitarão para difundir a informação relativa à atividade de cada um. Apareça!
João António Filipe Campolargo, cidadão que encabeçou a lista mais votada nas eleições para a Assembleia de Freguesia, torna público que a instalação da nova Assembleia de Freguesia e Executivo para o quadriénio 2017/2021, resultante do ato eleitoral de 01 de outubro de 2017, terá lugar no próximo dia 22 de outubro de 2017, pelas 18h00, no salão nobre desta Junta de Freguesia, com a seguinte: ORDEM DO DIA PONTO 1 – Instalação da Assembleia de Freguesia; PONTO 2 – Instalação da Junta de Freguesia; Nos termos legais, a Assembleia de Freguesia reunirá subsequentemente à sua instalação.
Será no dia 14 de outubro que o Mercado de Ílhavo voltará a acolher a Feira da Saúde, organizada pelo Lions Clube de Ílhavo com a colaboração da Junta de Freguesia de São Salvador, que já vai na sua quarta edição, tendo este ano como tema o Cancro na Pediatria. Assim, ao longo de toda a manhã haverão várias atividades a decorrer em simultâneo, nomeadamente a operação nariz vermelho; despiste de daltonismo, oftalmológico, auditivo, cardiovascular, entre outros; aconselhamentos e alertas; diversos pontos de informação sobre retinoblastoma, saúde geral, estética e alimentação; sensibilização ambiental; atividades para crianças em idade escolar; experiências musicais; e muitas outras atividades. A feira, cuja abertura está prevista para as 09h00, contará ainda com outras atividades. Às 10h00 haverá uma aula de karaté lecionada pelo Sporting Clube da Vista Alegre, às 11h00 a professora Renata Silva dará uma aula de Danças do Mundo e às 11h30 haverá uma fit dance organizada pelo ginásio WOW fit. Também a hora de almoço não foi esquecida, tendo esta um cariz solidário. Quem quiser poderá almoçar no Mercado, onde haverão sopas e sobremesas (CASCI), perna de porco no espeto (Bombeiros Voluntários de Ílhavo) e pão com chouriço (Os Baldas). No dia 14 cuidaremos da sua saúde no Mercado de Ílhavo!